A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, admite, em exclusivo ao Novo Jornal, que a população daquela região vive inúmeras dificuldades que passam pelo distância entre a província e a capital do País, um factor que encarece não só a deslocação das pessoas de um local para o outro, mas também as actividades dos diferentes agentes económicos, bem como tem provocado a fraca distribuição de água, falta de saneamento básico, vias de comunicação e de emprego.

"Os nossos problemas são transversais aos de outras províncias. Temos, sim, algumas dificuldades em termos de distribuição de água, saneamento básico (...) e a questão da empregabilidade, principalmente para os jovens, o que continua a ser uma preocupação para nós", refere Mara Quiosa, que, entretanto, promete dias melhores e destaca a existência de projectos que, segundo a governante, já estão a mitigar certas complexidades na vida dos cidadãos.

Dentre os projectos que, de acordo com a governante, já estão a surtir efeitos positivos na vida das populações, constam a abertura de uma agência do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), uma realidade que facilita os empresários na concessão de crédito sem precisar de se deslocar para Luanda, a operacionalização dos Catamarãs (que servem de veículo para o transporte cómodo das pessoas) e os "ferry boat "s", navios que têm servido de transporte de viaturas e de cargas mais pesadas para a província.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/