"Um homem que estava numa motocicleta aproximou-se do veículo de marca Hilux, onde estava o meu marido, fez três disparos e imediatamente meteu-se em fuga", contou ao Novo Jornal a esposa do deputado, Berta Xavier.

"Saímos às 00:00 do Hospital Provincial de Malanje para observação e neste momento o meu marido está a recuperar do susto. Felizmente o pior não aconteceu", acrescentou a esposa do deputado, que espera que "a polícia encontre imediatamente os autores deste atentado".

Reagindo ao sucedido, a Assembleia Nacional lamenta o incidente ocorrido, em Malanje, com a viatura que transportava o deputado Carlos Xavier e aguarda pelo apuramento dos factos.

A nota, assinada pelo primeiro secretário da mesa, Manuel Lopes Dembo, expressa solidariedade ao parlamentar, augurando que se responsabilizem os autores deste preocupante acontecimento.

"Todavia, a Assembleia Nacional espera por informação mais detalhadas sobre o incidente, por parte das entidades competentes", diz a nota.

Uma fonte da direcção da UNITA disse ao Novo Jornal que dentro das próximas horas fará um pronunciamento oficial a respeito desta tentativa de assassinato.

Para já não existe qualquer informação que permita perceber se estes disparos contra o deputado da UNITA têm razões políticas.