No comunicado divulgado pelos serviços de imprensa da Presidência, é dito que, com esta decisão, o Conselho de Ministros, que foi presidido por João Lourenço, "cumpriu de forma célere o anúncio feito pelo Chefe de Estado há menos de uma semana, no seu discurso de investidura na Praça da República".

"Os vencimentos dos membros das Forças Armadas e da Polícia Nacional foram aumentados, no essencial, em 6% mas houve alguns incrementos superiores (até 14%) para os casos de efectivos que auferiam salários abaixo do Salário Mínimo Nacional".

"A aprovação hoje pelo Conselho de Ministros desta medida permite que os contemplados recebam desde agora (caso algum procedimento atrase, em Outubro) os seus salários reflectindo já os incrementos, acrescidos dos retroactos que contam a partir do mês de Junho passado", avança ainda a nota.

O próximo passo neste âmbito passa por "melhorar as condições de aquartelamento das tropas", tarefa a que o novo Executivo se dedicaria "logo nos primeiros dias da sua entrada em funcionamento".

"É o passo seguinte em marcha", conclui o documento..