Os planos de José Eduardo dos Santos para a sua vida pós-política foram revelados diante das câmaras da TPA, já depois do seu último discurso na qualidade de presidente do MPLA, no qual admitiu erros, mas revelou sair de cabeça erguida.

Interpelado por uma equipa de reportagem da televisão pública, à saída do VI Congresso Extraordinário dos "Camaradas", que se realizou no último sábado, 8, o antigo Presidente da República e do MPLA adiantou que daqui para a frente vai dedicar-se mais às causas sociais.

"Vou sobretudo cuidar da sociedade civil", disse o antecessor de João Lourenço, apostado em "praticar actos que contribuam para melhorar" a vida dos cidadãos.

Para além de olhar para o futuro, o antigo líder do MPLA revelou que as suas memórias já estão a ser escritas por outras pesssoas.

Parco em palavras, José Eduardo dos Santos, de 76 anos, resumiu de forma telegráfica o balanço do seu consulado: "As pessoas sabem o que eu fiz: coisas boas, coisas menos boas", disse, acrescentando que deixou "pistas para se continuar a melhorar o que está bem e corrigir o que está mal".

Substituído na presidência do país e do partido no poder por João Lourenço, o ex-Chefe de Estado passa agora a ostentar os títulos de Presidente emérito do MPLA, membro honorífico do Comité Central e militante distinto, insígnias atribuídas no último congresso dos 'Camaradas'.