Abel chivukuvuku, que se juntou à UNITA através da Frente Patriótica Unida (FPU), sendo o número dois na lista de deputados do partido do "Galo Negro", disse que o PR não tem agenda de governação para Angola, mas sim uma agenda de poder.

"O Presidente da República não tem agenda para Angola, tem agenda de poder e não é mais que isso", disse o político esta manhã no Parlamento.

Os presidentes dos partidos políticos PRS, Benedito Daniel, e da FNLA, Nimi a Simbi, consideraram igualmente que o discurso de investidura do Presidente da República não trouxe nada de novo aos angolanos.

Os dois líderes de partidos na oposição, que no presente pleito elegeram dois deputados cada para a V Legislatura, asseguraram que não esperam muito de João Lourenço em termos da concretização das promessas eleitorais.

Ao Novo Jornal, o presidente do Partido de Renovação Social, Benedito Daniel, disse que o Presidente da República apenas reiterou aquilo que dizia sempre na campanha do MPLA, enquanto candidato a Presidente.

"O PR não trouxe nada de novo. Ele reiterou aquilo com que se comprometeu durante a campanha, apenas disse que vai cumprir todas as promessas que fez durante a campanha do MPLA", disse o político.

"Vamos esperar para ver se a promessa seja concretizada", afirmou.

Segundo Benedito Daniel, o PRS quer que João Lourenço seja Presidente de todos os angolanos e não veja apenas as cores partidárias.

Na mesma linha de pensamento está Nimi a Simbi, presidente da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), que assegurou ao Novo Jornal que o PR apenas repetiu as mesmas coisas que dizia enquanto líder do MPLA.

"Quem seguiu a campanha do MPLA sabe que o PR João Lourenço repetiu o seu discurso, não houve novidades. É simplesmente a repetição do que anda sempre a dizer", salientou o político que entra pela segunda vez ao parlamento, depois de já ter estado na legislatura 2008-2012.

Segundo o líder da FNLA, a ser assim, o País vai continuar na mesma porque o Presidente da República anda apenas a repetir os seus discursos.

"Não espero nada. Angola vai continuar na mesma, e há 45 anos que o MPLA anda a fazer o mesmo discurso", reiterou o político, assegurando que a FNLA não vai apoiar o MPLA no Parlamento em projectos que não ajudem a população.

Já a presidente do Partido Humanista Angolano (PHA), Florbela "Bela' Malaquias", considerou que o Presidente da República esteve bem no seu discurso e que o PHA se reviu nele.

João Lourenço foi reeleito a 24 de Agosto e investido esta quinta-feira, 15 de Setembro, Presidente da República de Angola para a V Legislatura 2022-2027.