Segundo o despacho presidencial 83/21, o Chefe de Estado autoriza o ministro da Energia e Águas a assinar o acordo para a elaboração de estudos de viabilidade técnica, económica, financeira e ambiental, necessários para a electrificação de um total de 61 comunas, considerando que o Grupo MCA já elaborou os estudos prévios.

"Havendo necessidade da celebração de um memorando de entendimento para a elaboração de estudos de viabilidade técnica, ambiental, legal e financeira para a electrificação das províncias de Malanje, Bié, Moxico, Lunda-Norte e Lunda Sul, através de sistemas híbridos de geração fotovoltaica, bem como assegurar o respectivo financiamento do projecto", o Presidente da República determina a celebração deste memorando de entendimento, lê-se no documento.

Em Fevereiro, como o Novo jornal avançou, João lourenço aprovou uma despesa de 539,7 milhões de euros para a instalação de painéis solares nas localidades de Bailundo, Benguela, Biópio, Cuíto, Lucapa, Luena e Saurimo. Para tal, o Governo previa contrair dois empréstimos - um no valor de 580 milhões de euros, a um banco holandês, e outro de 80,8 milhões de euros, a um banco sul-africano.

O contrato foi entregue a um consórcio constituído pelas empresas Sun Africa LCC, M. Couto Alves-Vias, SA e M. Couto Alves, SA.