Segundo uma nota de imprensa da Presidência da República, a cimeira terá como tema "Desafios actuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação".

De acordo com o programa, após a abertura, na sexta-feira de manhã, pelo Presidente cubano, num acto em que deverá discursar também o secretário-geral da ONU, António Guterres, seguir-se-á o debate geral.

António Guterres anunciou recentemente que vai pedir aos países do Sul global que "adoptem as suas próprias reformas para garantirem bons governantes, mobilizarem os seus próprios recursos e garantirem que os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável sejam uma prioridade nas suas políticas internas".

O programa do Chefe de Estado angolano, além dos encontros bilaterais à margem desta Cimeira, reserva um encontro, na noite de Sexta-feira, no Palácio da Revolução, numa recepção oferecida pelo líder anfitrião, o Presidente Miguel Díaz-Canel.

Na recente visita de Estado a Angola, o Presidente de Cuba fez o convite ao Presidente João Lourenço para se deslocar a Havana e esse convite foi de imediato aceite nessa mesma ocasião.

Cuba preside pela primeira vez ao grupo G77, que reúne países em desenvolvimento e que junta 134 países membros da ONU.

O Grupo dos 77 nas Nações Unidas é uma coligação de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses económicos colectivos dos seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas.