Trata-se de um o administrador não executivo da Caixa de Previdência e Aposentação dos Trabalhadores Tributários (CPATT), que também estava foragido da justiça.
Segundo o SIC, sobre este alto responsável da CPATT pesava um mandado de detenção, executado na tarde de ontem.
O Novo Jornal soube que, para além da detenção do indivíduo, o SIC apreendeu várias residências e viaturas topo de gama.
Este administrador não executivo da CPATT é acusado dos crimes de acesso ilegítimo a sistema de informação, falsidade informática, associação criminosa e peculato, havendo ainda indícios fortes do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.
Segundo o SIC, o processo do "caso AGT" é complexo, mas que as investigações prosseguem para o total esclarecimento deste esquema fraudulento.
Entre os detidos em prisão preventiva está um ex-administrador da AGT, um ex-director da direcção de arrecadação e cadastro, um empresário e consultor da empresa chinesa H&S, que, na verdade, é funcionário da AGT, em licença de três anos para dedicar-se a negócios, assim como alguns trabalhadores de base da Administração Tributária.