O Sumo Pontífice não deixou espaço para dúbias interpretações das sua palavras, deixando claro que na forma como vê o mundo e a fé, ir à igreja todos os dias mas continuar a odiar os outros e a falar mal dos outros "é um escândalo".
"Quantas vezes vemos o escândalo dessas pessoas que passam o dia na igreja, ou que lá vão todos os dias, e depois vivem a odiar ou a falar mal dos outros", apontou Francisco, para quem, se for para ter este comportamento, este tipo de pensamento, "o melhor é nem ir à igreja".
Se for para isso, tendo como referência as palavras de São Mateus, disse o Papa, o melhor é "viver como ateu", por que "se vais à igreja, então vive como filho, como irmão, dá um verdadeiro exemplo" porque quem reza para ser visto é apenas um hipócrita.
"Os pagãos acreditam que se reza a falar, a falar, a falar. Eu penso em muitos cristãos que acreditam que rezar é falar com Deus, salvo seja, como um papagaio. Não, rezar faz-se com o coração, a partir do interior", defendeu, citado pelas agências.