De acordo com os dados que constam no PND a que a Angop teve acesso, para a concretização das metas estabelecidas, o Executivo tem previsto a construção e apetrechamento de centros ou de instalações apropriadas para assegurar a oferta de ensino a crianças com 5 anos de idade, assegurar o transporte escolar para crianças matriculadas em escolas distantes do local de residência, com particular realce para as zonas rurais.
Pretende-se também garantir a obrigatoriedade e gratuitidade do ensino pré-escolar e assegurar o acesso gratuito a livros e material escolar.
O Governo angolano pretende assegurar a educação pré-escolar, garantir a obrigatoriedade e gratuidade da educação até ao 1º ciclo do ensino secundário (9 anos de escolaridade), ampliar a taxa de escolarização no ensino primário, secundário, com a construção, expansão e apetrechamento de escolas e instituições existentes, reforçar o programa de alfabetização de adultos, ampliar o ensino técnico e de preparação para o trabalho, através de centros de formação geridos em cooperação com entidades empresariais, em linha com as necessidades e prioridades do desenvolvimento nacional.
Aumentar a rede de escolas primárias e secundárias do Iº ciclo, garantir a formação e capacitação dos professores e dos gestores escolares, melhorar a organização e gestão administrativa e pedagógica das escolas públicas e privadas, bem como reduzir as assimetrias sociais e territoriais no acesso sistema de ensino são, entre outras, as metas a atingir até ao ano 2017.
O PND para 2013-2017 inicia um novo ciclo da história e experiência do sistema de planeamento de Angola. É o primeiro plano de médio prazo elaborado no quadro da nova Constituição do País e após a aprovação da Lei de Bases Gerais do Sistema Nacional de Planeamento.
O plano abrange também um período de grande importância para o futuro do País. Situa-se no meio-percurso da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo "Angola 2025". Esta valorização assenta, em primeiro lugar, na alfabetização e escolarização de todo o Povo Angolano, que são a base para a formação e qualificação técnico-profissional e formação superior dos seus quadros essenciais ao desenvolvimento sustentável, equitativo e pujante de Angola.
O Executivo pretende que o PND 2013-2017 seja o veículo principal que, à luz da Estratégia Angola 2025, oriente e intensifique o ritmo e a qualidade do desenvolvimento em direcção ao rumo fixado: aumentar a qualidade de vida do povo angolano de Cabinda ao Cunene, transformando a riqueza potencial que constituem os recursos naturais de Angola em riqueza real e tangível dos angolanos.
"Estabilidade, Crescimento e Emprego" constitui a ideia-força do PND 2013-2017.
O PND 2013-2017 será igualmente o instrumento essencial para que o crescimento da economia angolana seja essencialmente suportado na diversificação da estrutura económica nacional.
Angop / Novo Jornal