Quem por ventura pretenda emitir pela primeira vez ou renovar o passaporte ordinário terá de aguardar até, pelo menos, o início de Março para o fazer. A razão é que só a partir do próximo mês haverá vagas disponíveis nos postos de atendimento do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Desde o ano passado, o SME implementou a medida de agendamentos para melhor comodidade dos utentes e reduzir as enchentes nos postos de atendimento, estando os atendimentos reservados apenas a uma marcação prévia.

Numa pesquisa ao site do SME, na tarde de segunda-feira, 6 de Fevereiro, o Novo Jornal constatou que, no caso de Luanda, por exemplo, dos nove postos existentes, apenas em quatro ainda havia vagas, embora poucas, para finais de Fevereiro, sendo que o resto só a partir de 7 de Março. Por dia, estão reservadas 112 vagas, com atendimentos das 8h às 14h:30 minutos.

De acordo com este semanário, os constrangimentos nos agendamentos observam-se somente na capital do País, pelo que, noutras províncias, existem várias vagas disponíveis ainda para esta semana.

A implementação de atendimentos só com marcação prévia, apesar de ser bem-vinda para alguns que alegam mais organização, para outros é motivo de queixas por falta de vagas em datas próximas, sendo que algumas pessoas são obrigadas a deslocar-se a postos mais distantes da zona de residência onde há disponibilidade, como é o caso de Lurdes Rafael, moradora da Samba. A jovem, de 36 anos, que se encontrava na fila do posto de atendimento do Cassequel, explica que fez a marcação em finais de Dezembro do ano passado e a data mais próxima era no posto do Cassequel ou em Viana, na Zona Económica Especial, pelo que optou pelo primeiro.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/