A execução física está a 95 por cento, e as 500 unidades habitacionais, das mil previstas, vão beneficiar, maioritariamente, os funcionários públicos.
A centralidade está localizada no município do Dande.
A população de Caxito e não só está ansiosa para conseguir um apartamento nesta centralidade, cujas obras apresentam boas condições de habitabilidade, mas o Fundo de Habitação não avançou nenhuma data para inscrição dos interessados nas residências.
No seio da população a expectativa aumentou após o anúncio da governadora provincial, Maria Nelumba, ao Presidente da República aquando da sua visita ao Terminal Oceânico da Barra do Dande, na segunda-feira.
Em declarações à imprensa, o director nacional de Gestão Fundiária e Habitação, Amílcar Lutucuta, garantiu que a entrega da Centralidade do Bucula será feita no mês de Outubro e que tudo está pronto.
"Estamos num processo final, apenas estamos a concluir as partes externas dos edifícios e a terminar equipamentos sociais", disse.
A empreiteira assegurou que as 500 unidades habitacionais estão prontas a serem habitadas e que já existem água e energia nos apartamentos.
Segundo a empresa construtora, os apartamentos possuem três quartos, sala comum, cozinha, duas casas de banho e varanda.
Agora, conta a empreiteira, estão em fase de conclusão os postos de saúde e da polícia, assim como uma escola primária de 24 salas.
Nesta primeira fase foram construídos 80 edifícios, dos quais 72 abrigam lojas e 500 habitações. Dessas habitações, oito são vivendas e os apartamentos comportam de 2,3 e 4 pisos. Não são conhecidos os preços destas habitações.
Está será a segunda centralidade da província do Bengo, depois da centralidade do Capari, a primeira a ser construída.