O Ministério da Educação (MED) implementa, no presente ano lectivo (2023/2024), as disciplinas de Francês e Inglês no currículo da 5.ª classe, num projecto-piloto que abrange 380 escolas de todo o País. A iniciativa, que deixa de fora as línguas nacionais, para a crítica de linguistas e docentes, foi revelada, em exclusivo ao Novo Jornal, pelo director-geral do Instituto Nacional de Avaliação e Desenvolvimento da Educação (INADE), Diassala André, à margem de um colóquio sobre a Educação, realizado em Luanda, a 16 de Agosto.

Segundo Diassala André, ainda no âmbito do referido projecto-piloto, nas 380 escolas de todo o País em teste, a 5.ª classe perde quatro disciplinas, passando de nove para apenas cinco, designadamente Expressão Artística e Motora, Educação e Cidadania, Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira, que poderá ser Inglês ou Francês, dependendo da região em que o aluno se encontre a estudar.

Por exemplo, para as zonas Norte e Leste, está definido o Francês, ao passo que a disciplina de Inglês está reservada para as escolas-piloto situadas no Centro e Sul de Angola.

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