As detenções foram realizadas na última semana por efectivos da Polícia Nacional naquele município e a informação foi avançada este fim-de-semana pelo Comando Provincial do Cunene.

A imigração ilegal para Angola não tem como usual o envolvimento de cidadãos moçambicanos e aqueles que procuram entrar no país através da fronteira com a Namíbia são, provavelmente, oriundos da África do Sul, país que nos últimos anos tem registado sucessivos actos de intolerância para com os imigrantes, especialmente moçambicanos que ali ocorrem aos milhares em busca de trabalha, na sua maior parte no sector mineiro.

Os imigrantes ilegais foram entregues pela Polícia Nacional ao Serviço de Migração e Estrangeiros para as normais tramitações nestes casos.

A Polícia Nacional tem alertado para uma alteração no comportamento de quem procura Angola sem cumprir as formalidades legais, passando a Namíbia a ser um ponto focal com o substancial aumento da vigilância das fronteiras com a República Democrática do Congo, especialmente após o início da violência das milícias nas províncias do Kasai e Kasai Central, que, nos últimos meses, geraram dezenas de milhares de refugiados em território angolano.

O porta-voz do Comando da Polícia Nacional no Cunene, intendente Nicolau Tuvecalela, citado pela Angop, sublinhou essa maior apetência pela Namíbia como ponto de passagem, lembrando que os casos têm aumentado e envolvem cidadãos de diversas nacionalidades.