Em declarações hoje à agência Lusa, o director adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), superintendente-chefe Job de Almeida, disse que com os acusados foi encontrada uma arma automática do tipo AKM e dois dentes de elefante, que se supõe adulto.

Segundo Job de Almeida, os indivíduos já praticavam há algum tempo a caça de elefantes, que foi descoberta com base num trabalho de inteligência criminal.

"Eles foram detectados com dois dentes, mas já havia dentes apreendidos, entre quatro a seis, também resultado da organização do grupo", referiu o responsável.

Este ano, informou ainda Job de Almeida, foram já detidos outros indivíduos pelo abate de animais de diversas espécies, fruto de um trabalho conjunto do SIC e da Polícia Nacional.

Job de Almeida disse que os indivíduos, em prisão preventiva, foram alvo da instauração de processos-crime, que estão na fase de instrução preparatória.

O responsável avançou ainda que o marfim, segundo os detidos, era comercializado mesmo no Kuando Kubango, mas as autoridades acreditam que seja igualmente levado para outras regiões.