As informações foram avançadas pelo porta-voz da Direcção de Investigação e Ilícitos Penais (DIIP), Quintino Ferreira, que realçou que "o estrangeiro foi detido na tarde desta segunda-feira e vai ser levado para julgamento sumário nesta terça-feira", para ser responsabilizado criminalmente.
O homem foi apanhado em flagrante delito pelos operacionais da polícia, no bairro da Chicala, quando estava a pesar materiais ferrosos na casa que já havia sido encerrada no âmbito da operação " Fecho ".
Desobedecendo às autoridades, um dia depois do encerramento da casa, rompeu o selo que a PN colocou na porta do espaço e começou a trabalhar normalmente como se nada tivesse acontecido.
Depois de ter passado alguns dias, os agentes da polícia deslocaram-se até ao estabelecimento para supervisionar e depararam-se com o espaço aberto, desenvolvendo as actividades ilegalmente.
Naquele instante, os efectivos da PN dirigiram-se ao local onde o proprietário se encontrava, mas o homem resistiu aos agentes e foi detido de imediato.