O Senegal converteu-se numa colónia francesa da África Ocidental em 1902, e, a partir de 1946, o país africano tornou-se num território da União Francesa e elegeu dois deputados para a Assembleia Nacional Francesa.
Em Janeiro de 1959, o Senegal e o Sudão Francês (actual Mali) formaram a Federação do Mali, até que, no dia 4 de Abril de 1960, a França assinou um acordo de independência da Federação e de transferência de poder.
Em 1960, 20 de Agosto, devido a dificuldades políticas internas, o Senegal rompeu o pacto, deixou de ser membro da Federação e se declarou independente. O escritor e poeta Léopold Sédar Senghor foi eleito presidente.
O Senegal é um país da África Ocidental, limitado a norte pela Mauritânia, a leste pelo Mali, a sul pela Guiné e pela Guiné Bissau e a oeste pelo Oceano Atlântico e pela Gâmbia.
É o mais próximo vizinho de Cabo Verde. A capital é Dakar.
Em Janeiro de 1994, o país adoptou um profundo programa de reforma económica com o apoio da comunidade de doadores internacionais.
Esta reforma começou com uma desvalorização em 50% da moeda senegalesa, o Franco CFA, que era mantido a uma taxa de câmbio fixa em relação ao franco francês.
A pesca é o sector líder das exportações senegalesas. Suas receitas atingiram 39 milhões de dólares em 2000.
As operações de industrialização pesqueira lutam contra os altos custos, e o atum senegalês tem perdido o mercado francês para os competidores asiáticos, mais eficientes.
As exportações de fosfato, o segundo produto da economia, têm permanecido estáveis, em torno de 95 milhões de dólares anuais.
Senegal tem uma grande variedade de grupos étnicos. O francês é a língua oficial, mas só é utilizada de forma corrente por uma minoria.
Pelo menos 50 mil europeus, maioritariamente franceses, residem no país, junto com uma minoria libanesa, nas cidades.
O país possui uma população estimada em 13.343.424 habitantes e a medicina tradicional é legal.
Léopold Sédar Senghor, primeiro presidente, governou o país de Setembro de 1960 a 31 de Dezembro de 1980, substituído por Abdou Diouf, que dirigiu de Janeiro de 1981 a 31 de Março de 2001.
O presidente da República é o Chefe de Estado. Segundo a constituição do país o seu mandato é de sete anos, com possibilidade de reeleição.
O actual presidente da República é Macky Sall, no poder desde Abril de 2012.