Segundo Sindiswa Nququ, responsável do órgão oficial de promoção da imagem da África do Sul, a vinda ao país insere-se na sessão de diálogo com os países africanos, com vista a promover acções conjuntas para responder a recomendação da UA, realizada sob o lema "Re-imaginando o Futuro Além da Agenda da União Africana para 2063: As Relações Que Nos Unem".

Falando em declarações à Angop, Sindiswa Nququ esclareceu que a sua missão em Angola faz parte da política sul-africana de perceber aquilo que os outros países africanos estão a fazer para responder esta questão da promoção actual da imagem do continente africano.

Para o efeito, disse, além das acções realizadas no âmbito das actividades político - diplomáticas e económicas, o Brand South África entendeu eleger a área da cultura para levar a cabo projectos conjuntos com Angola neste domínio, pelo que se pensa iniciar com os artistas musicais, adiantou.

A Brand South África é uma instituição recentemente criada pelo governo sul-africano para promover a imagem de África à luz da resolução saída da Assembleia da UA, alusiva ao seu 50º aniversário, assinalado em Maio de 2013, que orienta os Estados a encontrarem formas de apresentar o continente ao mundo através dos seus aspectos positivos (artes, música, cinema, turismo), ao contrário dos negativos (fome, pobreza, guerras), como ainda acontece.

Neste âmbito, no quadro da iniciativa "África do Sul - Inspirando Novos Caminhos", o referido organismo tem levado a cabo sessões de diálogo com as autoridades de vários países africanos, com objectivo de encontrar formas conjuntas de promover a imagem de África, assim como enfrentar os desafios do futuro neste capítulo.

Durante a sua estada em Angola, a responsável sul-africana reuniu-se com responsáveis do Ministério da Cultura, Hotelaria e Turismo, um grupo de músicos, encabeçados pelo presidente da União Nacional de Artistas e Compositores (UNAC), Manuel Arnaldo Calado, assim como manteve encontro com a comunidade sul-africana residente em Luanda.

Angop/NJ