A iniciativa está resumida numa acção conjunta que envolve a 'Fábrica de Caricaturas', com sede em Luanda e a organização Jovens Criativos de Benguela.

Os artistas daquela província do litoral consideram que a actividade ajuda a redinamizar o sector da banda desenhada, do cartoon e da caricatura que são desenhos livres e esperam que haja uma significativa adesão dos jovens à exposição central do certame, ávidos em apreciar os trabalhos criativos.

O artista plástico angolano, Abias Ukuma, enalteceu, terça-feira, 16, a iniciativa da realização do I Festival de Banda Desenhada de Benguela, por estar a incentivar os jovens a demonstrarem a sua criatividade artística na arte do desenho livre. A seu ver, o I Festival de Banda Desenhada de Benguela constitui um espaço privilegiado para ocupação dos tempos livres dos adolescentes e jovens, depois das aulas.

Neste sentido, apelou à sociedade a dar um maior apoio moral e material aos membros do movimento de jovens artistas criadores de banda desenhada, de forma a que estes se sintam mais motivados para continuarem com a sua arte.