O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) libertou, na última semana, mais de 1,2 mil milhões de kwanzas para as contas de 13 federações desportivas nacionais, valores referentes ao pagamento de prémios de classificações para atletas e equipa técnica, durante o período 2012-2021, apurou o Novo Jornal através de um documento interno da instituição dirigida pela antiga andebolista angolana Ana Paula do Sacramento Neto.

No mapa a que este jornal teve acesso, para a Federação Angolana de Andebol, com 11 prémios em atraso, com destaque para os Jogos Africanos seniores masculinos (Brazzaville 2015), o MINJUD depositou mais de 539 milhões e 638 mil Kz.

Deste valor pago à FAAND, os Jogos Africanos seniores masculinos e o Campeonato Africano sénior feminino totalizam 207 milhões de kwanzas. Pelo recém-terminado Campeonato Africano sénior feminino, disputado nos Camarões, a delegação das Pérolas angolanas, como prémio de campeão continental recebeu, no total, 102 milhões Kz, valor que será repartido entre atletas, equipa técnica e pessoal do staff.

Para a Federação Angolana de Basquetebol (FAB), agora presidida desde 2020 pelo empresário Moniz Silva, por nove competições africanas, de 2015 a 2019, segundo o mapa em posse do NJ, o Ministério transferiu 212,8 milhões Kz.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)