Depois de na última semana de Julho ter triplicado o montante de divisas disponibilizado à banca comercial (231,1 milhões de euros), o BNA voltou a "emagrecer" o leilão, vendendo aos bancos 68 milhões de euros na primeira semana de Agosto.

Desse montante 51,9 milhões destinam-se à cobertura de necessidades do Ministério da Saúde, indica o relatório semanal dos mercados monetário e cambial.

Segundo o documento, as operações das companhias aéreas foram a segunda área mais beneficiada, captando 7,4 milhões, enquanto as despesas dos órgãos auxiliares do Estado completam o "top 3", com 4,6 milhões de euros.

As necessidades do Ministério do Interior seguem-se na lista de destinatários, com 2,7 milhões de euros, a que se juntam 895 mil euros para os gastos dos cartões de crédito, 358,1 mil para as Pescas e, finalmente, 180,7 mil para a cobertura das necessidades do Comité Olímpico Angolano.

Quanto à taxa de câmbio média de referência, o BNA informa que a venda do dólar manteve-se nos 166,714 Kz, e do euro nos 186,268 Kz.