Fontes do Novo Jornal presentes na delegação angolana do sector petrolífero que, entre os dias 01 e 04 de Maio, se fez presente em terras do Tio Sam, atestam que, definitivamente, a primeira fase de funcionamento da Refinaria de Cabinda arranca no último trimestre de 2022, concretamente em Dezembro, isso depois de os equipamentos que vão garantir a sua actividade terem sido testados com sucesso em Houston, Texas, Estados Unidos da América, pela empresa que o produziu, a VFuels, na última segunda-feira.

Os interlocutores detalham ao NJ que, depois do sucesso nos testes, os equipamentos da primeira fase da Refinaria de Cabinda estão a ser desmontados para, de seguida, serem enviados para a província mais a Norte do País. Prevendo-se, assim, que até final de Junho, pelo menos, a montagem da torre principal esteja concluída.

"No final do ano [estará] pronta a primeira fase da Refinaria de Cabinda", projecto lançado em 2020, tendo, à partida, uma capacidade de processamento de 30 mil barris de produtos refinados por dia, sendo que, quando as outras duas fases estiverem concluídas, a infra-estrutura irá ter capacidade instalada para processar 60 mil barris por dia, explicou um dos membros da delegação angolana do sector petrolífero que esteve em Houston.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)