A construção da refinaria do Soyo, com uma capacidade de processamento de até 100.000 barris de petróleo bruto por dia, foi alvo de um concurso público internacional de investimento privado lançado em meados de Outubro, tendo sido anunciado o vencedor a 16 Março de 2021.

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet) informou, nessa altura, em comunicado, que o consórcio Quantem obteve pontuação final de 31.5, seguido pelo CMEC, com 30.9, e pela Gemcorp, com 29.9. No quarto lugar ficou o consórcio Satarem, com 27.4 valores.

O Quantem é constituído pelas empresas americanas TGT, Quantem, Aurum&Sharp e pela empresa de direito angolana Atis-Nebest.

O vice-ministro das Obras Públicas no Governo de José Eduardo dos Santos, José Alberto Puna Zau, que foi também presidente do conselho de administração da Sadissa, empresa ligada a Manuel Vicente, é um dos sócios da Atis Nebest, que integra o consórcio Quantem (ler aqui).

José Alberto Puna Zau, que ocupou os cargos de vice-ministro das Obras Públicas no Governo de José Eduardo dos Santos, e de curador da Fundação com o nome do ex-Presidente angolano (FESA), foi também PCA da Sadissa, que tinha como sócios o ex-vice-Presidente, Manuel Vicente, e o ex-embaixador de Angola em Paris, Miguel da Costa, até Agosto de 2019, altura em que ambos cederam as suas quotas a José Miguel Tchinpolo e Adelino Chimbondo Diló, os outros dois sócios da empresa.