O líder ucraniano afirmou que o seu país abrirá 10 novas embaixadas no continente africano, juntando-se, assim, às outras 10 já existentes. Realçou ainda que a visita, em Junho ultimo à Ucrânia, de um grupo de líderes africanos liderados pelo Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa mudou significativamente a sua visão sobre o conflito da Ucrânia com a Rússia.

"Estou preparado para visitar qualquer país africano", disse aos jornalistas, propondo também um encontro/cimeira Ucrânia-África, com vista à promoção da paz, democracia e liberdade.

Zelensky anunciou, igualmente, a criação de projectos-piloto em países africanos, para a distribuição de cereais em nome da cooperação e segurança alimentar, estando, neste momento, a trabalhar na proposta de criação de um em Marrocos. "Estamos em condições de fornecer cereais em quantidade suficiente para África e garantir a sua segurança alimentar", acrescentou Zelensky.

Actualmente, a Ucrânia tem, em funcionamento, embaixadas na Argélia, Angola, Marrocos, Senegal, África do Sul, Quénia, Etiópia, Tunísia, Egipto e Nigéria. A representação da Ucrânia no País foi instalada em 2004 e é chefiada por um encarregado de negócios.