Os Prémios NOVO JORNAL " PERSONALIDADES DO ANO- CULTURA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2022 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola. O seu voto informado determina o vencedor.

Conheça as três personalidades, por ordem alfabética, aqui


Biblioteca Despadronizada

Os mentores do projecto, nomeadamente, Arantes Kivuvu e Francisco Mapanda "Dago Intelecto" pertencem à geração de jovens que se destacaram no activismo cívico intramuros. A biblioteca erguida na base de uma pedonal actua como espaço de circulação gratuita de livros e de emancipação intelectual para pessoas de comunidades peri- urbanas e empobrecidas, com carências materiais e imateriais que resultam da corrosão do capital cultural.

O aproveitamento da pedonal, antes um espaço abandonado, incentiva o debate sobre a necessidade de se compreender o real papel dos espaços e equipamentos públicos erguidos nas comunidades, e também o desenvolvimento de práticas comunitárias para a sua gestão. A Biblioteca Padronizada é um projecto que realça e sustenta a relação entre o cidadão e a cidade como espaço de emancipação e usufruto de direitos. Hoje, o projecto é replicado em diferentes comunidades nas zonas periurbanas de Luanda e de outras províncias.


Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDC)

Fundada em 1991, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, marca o início de uma nova era da dança em Angola e em África, através da ruptura estética e formal da dança neste país africano. A introdução da dança contemporânea e a inauguração de novos conceitos de espectáculo, num terreno conservador quase exclusivamente marcado pelas danças patrimoniais e recreativas urbanas, bem como a originalidade das suas propostas artísticas e a renovação das linguagens da dança angolana, fazem dela um colectivo único e histórico.

Efectuando frequentemente colaborações com coreógrafos, escritores, artistas plásticos e compositores contemporâneos, realiza em paralelo, um trabalho experimental resultante da investigação e da reflexão sobre a estatuária e as danças tradicionais angolanas. A critica social é uma das opções desta companhia que tem partilhado o seu trabalho com os países africanos, europeus e asiáticos que já visitou.

A Dança Inclusiva foi o mais recente desafio desta companhia que se vem impondo pelo investimento intelectual, pela originalidade das suas criações e pela qualidade técnica e artística com que vai conquistando o reconhecimento do público. A CDC Angola é membro do Conselho Internacional da Dança (CID) da UNESCO.


Gilmário Vemba

Gilmário Pinto Vemba nasceu em Luanda a 19 de Junho de 1985, é um comediante e actor angolano. Em 2003, Gilmário Vemba, Costa Vilola, Orlando Rodrigues, Cesalty Paulo e Tigre Chieta formam Os Tuneza, um grupo cómico que se destacou no meio artístico nacional. Ele permanece no grupo até 2020.

Em 2021, estreou no cinema com "A Dívida", de Anacleto de Abreu. Ainda em Julho de 2021, assinou com o a TVI, o reality-show "O Amor Acontece". Desde 2022, é um dos concorrentes permanentes da edição portuguesa do "Taskmaster" da RPT 1. "O Bar do Gilmário" é uma série de TV que firmou a sua carreira no estrangeiro.

Gilmário Vemba tem feito sucesso em Portugal com vários espectáculos de stand-up comedy, é considerado um dos melhores humoristas da sua geração e do universo lusófono. O espaço "Gilmário Vemba responde à letra" faz sucesso nas manhãs da Rádio Comercial em Portugal.

É formado em Relações Internacionais e Análise Política, pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA).


VOTE E HABILITE-SE A GANHAR UMA DE 10 ASSINATURAS DIGITAIS ANUAIS DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]