Os Prémios NOVO JORNAL " PERSONALIDADES DO ANO- POLITICA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2022 mais se distinguiram nesta categoria.
A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola.
O seu voto informado determina o vencedor. Conheça as três personalidades, por ordem alfabética, aqui:
Adalberto Costa Júnior
Político angolano e presidente do partido União Para a Independência Total de Angola (UNITA) e deputado à Assembleia Nacional pelo mesmo partido. Fez os estudos secundários na Escola Industrial e Comercial Venâncio Deslandes (actual Instituto Médio Industrial de Benguela). No final da década de 1970 rumou para Portugal para estudar Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior do Porto.
Entre 1991 e 1996 torna-se chefe do escritório internacional da UNITA em Portugal. Foi transferido para Itália para servir como representante do partido naquele país e no Vaticano entre 1996 e 2002. Em 2003 retorna ao país e torna-se Secretário Provincial da UNITA em Luanda, acumulando, entre 2003 e 2008/2009 as funções de Secretário para a Comunicação e Marketing da UNITA e porta-voz do partido.
Entre 2009 e 2011 foi designado Secretário para os Assuntos Patrimoniais da UNITA. Foi indicado, entre 2012 e 2015, como primeiro vice- presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, e entre 2015 e 2019 exerce funções de presidente do Grupo Parlamentar da UNITA.
Em 15 de Novembro de 2019, na realização do XIII Congresso Ordinário da UNITA, Adalberto Costa Júnior foi eleito presidente do partido substituindo Isaías Samakuva.
Carolina Cerqueira
Nasceu a 20 de Outubro de 1956 na vila de Caculo- Cabaça, município da Banga, província do Cuanza Norte. Ingressou no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) em meados de 1975, nas batalhas finais pela independência nacional. Em 1977 começa a trabalhar como jornalista na Rádio Nacional de Angola, permanecendo ligada aos seus quadros até 1984. Foi também Secretária dos Assuntos Jurídicos e de Solidariedade da Organização da Mulher Africana (OMA).
Em 2008 é indicada para o cargo de vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, permanecendo em funções até 2010, assumindo depois o cargo de ministra da Comunicação Social até 2012. De volta ao Parlamento, torna-se membro da Comissão Permanente dos Assuntos Jurídicos e Constitucionais da Assembleia Nacional, além de ser reconduzida à função de vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA.
Em 2016 é nomeada ministra da Cultura, cargo que ocupa até 2019. É posteriormente nomeada para exercer o cargo de Ministra de Estado para a Área Social, permanecendo no cargo até 2022.
Para as eleições gerais de Agosto de 2022 é indicada como número três da lista do MPLA, e é eleita para um mandato parlamentar. Foi eleita presidente da Assembleia Nacional, cargo que exerce desde 16 de Setembro de 2022. É licenciada em Direito e tem um Mestrado em ciências político-jurídicas pela Universidade Agostinho Neto.
Luís da Fonseca Nunes
Foi governador da Huíla e é actualmente o governador de Benguela. Luís Nunes foi pioneiro na constituição de associações empresariais no país, impulsionado pelo então comissário provincial da Huila, Lopo do Nascimento, quando o país se abriu à economia de mercado, foi um dos mentores da primeira feira nacional agropecuária do país, em 1986. O referido evento impulsionou a criação da Associação Agropecuária Comercial e Industrial da Huila, em 1991.
Para além de empresário e fazendeiro, Luís Manuel da Fonseca Nunes lidera a Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola e faz parte do Comité Central do MPLA desde 2004. É membro do Bureau Politico da referida formação política. Lançou-se no ramo empresarial em 1986 e criou a sua primeira empresa três anos depois, o grupo Socolil, que emprega mais de três mil pessoas.
VOTE E HABILITE-SE A GANHAR UMA DE 10 ASSINATURAS DIGITAIS ANUAIS DO NOVO JORNAL
Consulte o regulamento do Passatempo aqui
Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]