Durante uma auscultação, na terça-feira, 08, os parlamentares desta comissão tomaram conhecimento da estação da RNA no município do Lobito, que constitui uma das "maiores preocupações" da direcção, devido ao estado crítico das suas instalações, que coloca em risco a segurança dos profissionais.

A melhoria das condições salariais dos trabalhadores e a necessidade de transporte para apoiar os jornalistas no exercício das suas funções foram outras preocupações apresentadas.

Os deputados ficaram a saber que muitos repórteres recorrem aos meios das próprias fontes de informação para se deslocarem, o que compromete a independência e o profissionalismo da cobertura noticiosa.

O presidente da 7.ª Comissão, deputado Conceição Paulo Faria, mostrou-se preocupado com a situação da Rádio de Cabinda, que se encontra sem instalações e sem emitir, devido à degradação total da infraestrutura.

A 7.ª Comissão da Assembleia Nacional é responsável pelas áreas de cultura, assuntos religiosos, comunicação social, juventude e desportos.

Compete-lhe apreciar propostas de Lei, projectos de resolução, propostas de alteração e tratados relacionados com estas áreas, produzindo os respectivos relatórios e pareceres.

A comissão também se dedica à promoção da juventude, do primeiro emprego e à fiscalização das políticas públicas relacionadas com estas áreas.