O dirigente partidário fez este pronunciamento na abertura de um encontro de trabalho que juntou membros do Bureau Político e primeiros secretários dos comités do MPLA junto das comunidades angolanas no estrangeiro, deputados à Assembleia Nacional e membros do Executivo, concomitantemente delegados ao congresso, terminado sábado.
A trajectória de Angola tem constituído motivo de orgulho para todos os angolanos espalhados pelo mundo, face ao reconhecimento da comunidade internacional, pelo papel positivo que o país, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem vindo a desempenhar, sublinhou.
Referiu que José Eduardo dos Santos, na qualidade de Titular do Poder Executivo, tem tido uma participação activa na busca de soluços para o fim de conflitos, atitude que deve corresponder a uma postura aceitável da comunidade de angolanos nos países de acolhimento.
Da mesma forma, o relacionamento entre os membros dos comités do MPLA entre si e com as organizações sociais e secções da OMA e núcleos da JMPLA, deve pautar-se pela maior cordialidade e espírito de entre ajuda, defendeu Roberto de Almeida.
Para fazer frente a este desiderato, Roberto de Almeida disse ser indispensável o trabalho edeológico e de formação patriótica entre os mais jovens, procurando tirar bom proveito das suas capacidades e do espírito de generosidade, e não vendo neles concorrentes indesejáveis a combater.
Por outro lado, precisou que o relacionamento entre o partido e o Estado tem regras definidas e ao nível correspondente, no estrageiro, o trabalho entre embaixadas, consulados e comités do partido deve assentar numa base saudável, de respeito mútuo, e boa camaradagem.
O encontro realizou-se no Complexo Turístico Futungo II, três dias depois do encerramento do V Congresso Extraordinário do partido, realizado de 4 a 6 de Dezembro, sob o lema: MPLA - revitalização das estruturas para fortalecer o partido.
Angop/NJ

