O prazo para a submissão de candidatura termina na próximo sexta-feira, 25. No dia 22, soube o Novo Jornal, a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) fará a entrega do seu processo ao Tribunal Constitucional.

No dia 8 deste mês, o MPLA formalizou o seu processo às eleições gerais de 24 de Agosto, tornando-se na primeira força política a fazer a submissão das candidaturas. Passado uma semana, no dia 15, a coligação eleitoral CASA-CE, que comporta os partidos PDP-ANA, PADDA-AP, PALMA, PPA e PNSA, formalizou também a candidatura.

Terça, quinta e sexta-feira são os únicos dias que restam para as formações políticas UNITA, PRS e os recém-chegados P-NJANGO e Partido Humanista Angolano (PHA) fazerem a entrega das candidaturas.

Quanto ao Bloco Democrático (BD), é certo que não irá fazer a sumissão de candidatura ao TC, uma vez que os seus membros irão concorrer na lista de candidatados a deputados da UNITA.

A formalização das candidaturas é feita por prévio agendamento, através de uma plataforma digital que permite escolher o dia e a hora da preferência dos interessados.

Segundo o director dos partidos políticos do TC, Mauro Alexandre, os partidos e coligações de partidos políticos têm até ao dia 25 deste mês para formalizarem as suas candidaturas.

De acordo com Mauro Alexandre, depois desta fase, seguir-se-á o prazo para suprimentos de irregularidades ou de insuficiências durante o qual as formações políticas terão 10 dias para o fazerem.