A criptomoeda é um dinheiro digital que utiliza a criptografia para garantir transacções seguras e descentralizadas, diferentes das moedas tradicionais como o Kwanza ou o Dólar, mas não é controlada por nenhum Governo ou instituição financeira, o que suscita motivos de cautela para Angola, com vista a evitar a sua utilização para fins ilícitos.

"As criptomoedas permitem a compra e venda de bens e serviços através da internet, oferecendo uma alternativa moderna e inovadora ao sistema financeiro convencional", desmistifica Nivaldo dos Santos, economista e especialista nesta área.

Lembra que a primeira criptomoeda, no caso o Bitcoin, foi criada há 17 anos por um indivíduo ou grupo sob o pseudónimo de Satoshi Nakamoto.

O especialista entende que a adopção das criptomoedas vai obrigar os bancos tradicionais a criar novas formas de regulação e supervisão, mas admite que a mineração pode aumentar, significativamente, o consumo de energia, o que pode ser um desafio em países com infra-estruturas energéticas limitadas.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/