O acto, decorrido defronte a administração municipal de Cabinda, foi também preenchido com a exibição dos Bakamas do Tchizo, um dos símbolos mais marcantes da cultura tradicional de Cabinda, ao que se seguiu a deposição de uma coroa de flores no cemitério dos nobres de Cabinda, no Mbuco Mbuadi, pelo vice-governador Otiniel Niemba da Silva.

O programa das festas da cidade de Cabinda foi igualmente marcado com visita a exposição fotográfica, entrega de enxoval ao primeiro bebé nascido hoje no hospital do 1º de Maio, bem a exibição do grupo cultural Maringa.

Falando à imprensa, o administrador do município de Cabinda, Artur do Carmo, referiu que Cabinda já não a cidade de ontem, tendo em conta o crescimento exponencial que regista em termos de infra-estruturas de todo tipo, que ultrapassam as expectativas no concernente aos sectores social, económico e produtivo.

Artur do Carmo realçou que cada dia que passa vai-se melhorando substancialmente a qualidade de vida das populações e aumentando a capacidade de interacção entre os munícipes, através dos vários projectos que têm sido traçados e executados pelo executivo central, governo da província de Cabinda e administração municipal.

No quadro das festas serão realizados palestras e um colóquio sobre a realidade da cidade de ponto de vista do ordenamento urbanístico, saneamento básico, sistema de recolha de resíduos sólidos, construções e licenciamento de obras.

Para hoje está também reservado um concurso de gastronomia, gala de moda, actividades desportivas e recreativos.

Angop/NJ