Para a obtenção do grau de licenciado, fora as propinas referentes aos 10 meses académicos, os estudantes do Instituto Superior Politécnico do Cazenga (ISPOCA) chegam a desembolsar até 535 mil kwanzas, apurou o Novo Jornal, mediante a análise da tabela de emolumentos da instituição.
Por exemplo, dependendo da área, o trabalho de fim de curso (TFC) custa entre 200 e 300 mil kwanzas. A esses valores, juntam-se: 10 mil kwanzas referentes a encargos com a decoração da sala para a apresentação da monografia, 45 mil para o certificado, 50 mil para o diploma, 15 mil para o livro de honras (donde constam os nomes de diplomados de cada ano), mais 50 mil para o diploma, além de outros 65 mil de um pacote que engloba elementos como capa personalizada, emblemas, chapéu, epítoge e beca.
Somados, todos estes valores resultam em 435 mil kwanzas, se se tratar de um estudante de Direito. Os números esticam um pouco mais se esse pertencer a um departamento de outra área.
Por exemplo, nas áreas de Saúde, Engenharias e Tecnologias, a monografia custa 300 mil kwanzas, ao passo que os departamentos de Economia e Gestão, Ciências Sociais e Humanas, assim como Educação cobram 250 mil Kz para a monografia. Portanto, em resumo, dependendo da área de formação, para obter o "canudo", um estudante pode desembolsar de 435 mil a 535 mil Kz.
(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)