"A nível do continente africano, apenas a África do Sul e a Namíbia controlam as armas em posse das empresas privadas", quem o diz é o director do Serviço de Inteligência Externa (SIE), general José Luís Caetano Higino de Sousa "Zé Grande".

O autor fez esta revelação com bastante preocupação durante a apresentação da sua obra, intitulada "O Tráfico de Armas Ligeiras - Implicações para a Paz e a Segurança na Região dos Grandes Lagos", realizada na tarde de terça-feira, 26, na Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE), uma entidade académica pertencente ao referido órgão de inteligência.

Apontando Angola como exemplo, o responsável pela segurança do País a partir do exterior sublinhou que não se sabe de onde vêm as armas nas mãos das empresas privadas e referiu haver uma certeza de que boa parte das companhias de segurança privada é detida por generais, comissários e políticos da nomenclatura.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)