O ministro do Interior, Manuel Homem, assegura que as áreas para o recadastramento dos efectivos de todos os órgãos do MININT já foram orientadas a trabalharem neste processo.
Segundo o ministro, o MININT quer ter um melhor controlo dos efectivos, para conferir uma base mais sólida para a implementação das políticas do sector e realizar medidas realistas e adequadas a estes órgãos.
"Na gestão dos Recursos Humanos, este ano, as áreas afins já foram orientadas a trabalharem no recasdramento dos efectivos de todos os órgãos do MININT", disse o ministro Manuel Homem, esta segunda-feira, 6, na cerimónia de cumprimentos de ano novo, que decorreu no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, Osvaldo Serra Van-Dúnem, em Luanda.
Manuel Homem fez saber que o Ministério do Interior está a fazer correcções aos modelos de ingresso nos seus órgãos.
Recentemente, o MININT, através do Serviço de Migração e Estrangeiros, suspendeu o 2.º curso Básico de Migração, do SME, que decorria em Luanda, a quatro dias do seu encerramento.
Sobre este processo, o ministro disse que a instituição irá responsabilizar disciplinar e criminalmente todos os efectivos que incorreram em actos ilícitos para o ingresso de candidatos.
"O SME deve continuar com as reformas em curso, que deverão conferir maior robustez à actuação deste importante órgão, sobretudo no que à legalidade migratória diz respeito", salientou o ministro.
No domínio do combate à criminalidade e delinquência, o ministro destacou que a Polícia Nacional continuará a elevar os níveis das medidas policiais de combate à vandalização de bens públicos e ao tráfico ilícito de minerais estratégicos e outros recursos, por via do aprimoramento das medidas de inteligência.