Os acusados foram colocados em prisão preventiva, medida de coacção mais gravosa, aplicada pelo magistrado do Ministério Público (MP) junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) Cunene.

Estes faziam-se transportar em três veículos pesados, provenientes da província de Luanda quando foram apanhados em flagrante pela Polícia Nacional, avançou hoje ao Novo Jornal o porta-voz da corporação na província do Cunene, superintendente-chefe Nicolau Tuvecalela.

"Está não foi a primeira vez que os mesmos praticaram este tipo de crime. Também são responsáveis pela transportação do cimento de Luanda para a província do Cunene e já reincidiram", disse.

"Insistiram no erro porque não tinham sido descobertos", relatou ainda o oficial.

O Novo Jornal sabe que o sistema de transferência de água consta do programa de acc,o~es estruturantes para combater os efeitos da seca na província do Cunene, cuja implementação física está em 34 por cento.

O projecto, em construção há um ano, tem previsão de conclusão em Fevereiro de 2022.

No primeiro lote, serão construídos o sistema de bombagem, conduta pressurizada, canal aberto revestido em betão, a partir da povoação de Cafu até Cuamato, e criados reservatórios.