A notícia é avançada pelo site oficial do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, que informa que o prémio, no valor de 15 mil euros, vai ser entregue a 10 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.

O grupo empresarial português dst e o Instituto Camões criaram um prémio literário para distinguir, anualmente e de forma alternada, os trabalhos em poesia e prosa de escritores nascidos em Angola, residentes ou não, com obras publicadas no país ou no estrangeiro, nos dois anos anteriores, desde que em língua portuguesa.

A primeira edição da iniciativa registou cerca de duas dezenas de candidaturas.

Zetho Cunha Gonçalves nasceu no Huambo a 01 de Julho de 1960. Vive em Lisboa, é poeta, ensaísta, tradutor e autor de literatura infantil e juvenil.

O júri ao qual coube a análise, escolha e fundamentação da obra premiada foi presidido por Irene Guerra Marques, linguista e docente na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. O escritor José Eduardo Agualusa e o director do Novo Jornal, Carlos Ferreira fizeram igualmente parte do painel a quem coube a decisão da atribuição do prémio.