Os mujimbos, onde quer que estejamos ou passemos, nos mercados, no táxi, na fila do banco ou na igreja, é sobre o trabalho realizado, pelo Executivo e seu líder (Chefe). Aí surgem os desabafos como: não estamos a ver nada...; está mal o IVA vão nos matar... emprego que é bom nada...; o game está violento.... E emergem, em muitos casos, soluções simplistas em jeito de recomendação, por experts de ocasião, para problemas de elevado grau de complexidade e integração. Dizer que não existe solução económica... existe solução antropológica, cultural, sociológica, moral, ética, política, para resolvermos os problemas económicos que a delicadeza nos impõe.

Percebe-se que a busca por soluções, na maior parte das vezes, não tem sido consensual. Vozes há que defendem que medidas como a implementação do IVA (melhoria de captação de imposto); a tentativa de pôr fim aos monopólios e garantir eficiência produtiva, via privatizações; o fim dos subsídios aos combustíveis (que permitirá alargar o stocks de capital); a lei da concorrência; as normas de compliance, etc., são medidas insuficientes e que, em grande medida, irão retardar o crescimento económico. Particularmente, devo concordar que algumas medidas, no curto prazo, ao exemplo do IVA e fim dos subsídios, irão provocar sofrimento (às famílias e empresas).

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)