Importa lembrar que o uso de frases eufémicas e metafóricas é um recurso bastante usado na nossa banda, como é o hábito do povo de criar novas palavras, a partir das línguas nacionais ou da sua vivência, para simplificar a comunicação e permitir a descrição ao pé da letra de determinadas acções.

Exemplos disso são os verbos "fita-colar", o acto de colocar fita-cola, ou "mosaicar", o acto de aplicar mosaicos no chão, ou ainda expressões como "si panquei", quando alguém se magoa, ou "lhe encontrei que não estava lá", que julgo não necessitar de tradução.

Das várias expressões e frases que têm sido ventiladas com a actual situação pandémica, há, com toda a certeza, umas mais interessantes que outras. Muitas delas são veiculadas diariamente nas já habituais e sempre interessantes conferências de imprensa, mas outras são tão incomuns que deveriam ser alvo de análise aprofundada, talvez mesmo cirúrgica, incisiva.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)