O projecto denominado "Rota da Cidadania - Educação, Desporto, Ambiente, Tecnologia, Arte e Cultura" visa demonstrar "como a diversidade educacional pode contribuir para o processo de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, permitindo assim que, através da cidadania, se atinja uma maior inclusão social, desenvolvendo, simultaneamente, a cultura da paz como objectivo fundamental para o desenvolvimento do país", disse a presidente da Comissão Nacional da UNESCO em Angola, Maria Cândida Teixeira, no acto de apresentação do projecto.

Maria Cândida Teixeira, que é também ministra da Educação de Angola, sublinhou que a "Rota da Cidadania" ficará registada na memória dos angolanos, porque, segundo afirma, é um projecto pedagógico que actuará de forma transversal à sociedade e vai enriquecer o sistema geral da educação e cidadania.

O projecto vai arrancar, numa primeira fase, em Luanda, no próximo mês de Junho, e estender-se-á a todo o país.

Segundo a organização, pretende-se que professores, estudantes, familiares e comunidade em geral adquiram conhecimento e habilidades necessárias para a promoção de uma cultura de paz.

Leonor Sá Machado, CEO da empresa TheBridgeGlobal, disse aos jornalistas que a "Rota da Cidadania" visa ainda "democratizar o acesso ao conhecimento, através da educação, do desporto, do ambiente, da tecnologia e da arte e cultura".

A criação de oportunidades para jovens talentos de melhor integração no meio, a ter acesso à informação prática, a descoberta de novos talentos, música, dança, composição, representação e belas artes são outras metas a atingir pelo projecto.

"Procuraremos que muitos jovens tenham acesso à presença nestes festivais e possam mostrar o seu talento", referiu Leonor Sá Machado, avançando que vão fazer parte dos festivais artistas, especialistas de educação, desportistas, estudiosos do ambiente e de tecnologia de renome, para a partilha de conhecimento com os mais novos.

O acesso a todas às atividades é gratuito, para chegar ao maior número de pessoas, explicou.