No documento enviado às redacções, o MINTRANS informa que a concessão da gestão, manutenção e exploração do terminal polivalente de contentores e carga geral do Porto de Lobito foi atribuída através de um procedimento de contratação simplificada (ajuste direto) tendo a proposta da Africa Global Logistics SAS (AGL) ficado classificada em primeiro lugar.
Segundo se pode ler no comunicado, a Africa Global Logistics integra o grupo Mediterranean Shipping Company (MSC Group), líder global no transporte marítimo, que opera em mais de 155 países, empregando mais de 100.000 trabalhadores.
A empresa conta com 23.000 trabalhadores e centra a sua actividade na gestão e manutenção portuária, concessões ferroviárias, operações logísticas e agenciamento marítimo, estando presente em 49 países.
É responsável pela operação de 21 concessões portuárias (incluindo 17 terminais de contentores, sete terminais Ro-Ro e dois terminais de produtos florestais) e duas concessões ferroviárias, uma nos Camarões (Comrail) e outra na ligação entre a Costa do Marfim e o Burkina Faso (Sitorail).