João Lourenço respondeu ao convite de Emmanuel Macron durante a visita, em Março de 2023, do estadista francês ao nosso País, na altura acompanhado por empresários do sector agro-alimentar, infra-estrutural e de energia, para parcerias nesse ramo.
A visita fez parte de um périplo africano do líder francês, que, para além de Angola, o levou ao Gabão, à República Democrática do Congo e à República do Congo, aos quais França manifestou o interesse em estabelecer parcerias estratégicas.
Durante a estada de Macron, foram assinados quatro instrumentos jurídicos de cooperação, designadamente o Acordo de Financiamento entre Angola e a Agência Francesa para Desenvolvimento, o Acordo de Facilitação de Crédito entre Angola e a Agência Francesa para o Desenvolvimento, o Contrato para Concepção, Fabrico e Fornecimento de um Sistema de Satélite de Observação da Terra e a sua respectiva adenda. Todos esses acordos serão objecto de análise e discussão ao longo da visita do Presidente João Lourenço a França.
Fontes do NJ garantem que os domínios da educação e investigação, meteorologia, reforço da cooperação na defesa, formação e segurança marítima merecerão também atenção. O reforço da parceria em matéria agrícola, incluindo as áreas de formação profissional, financiamento e apoio veterinário, é uma das matérias que ambos os países pretendem abordar ao mais alto nível.
Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/