Segundo o Ministério da Saúde (MINSA) nas últimas horas foram registados casos em Benguela (40), Luanda (22), Cuanza Norte (22), Bengo (12) Icolo e Bengo (5), Cabinda (4), Malanje (4), Cubango (3) e Cuanza Sul (2).

Os três óbitos foram registados em Luanda, Cuanza Norte e Icolo e Bengo.

O MINSA informa que receberam alta 102 pessoas e actualmente estão internadas 406 com cólera.

Esta epidemia atinge sobretudo as populações mais vulneráveis e sem acesso a água potável e a saneamento básico, e, segundo dados recolhidos em diversos estudos internacionais, com incidência nos países menos desenvolvidos, em média existem mais quatro doentes por cada um confirmado laboratorialmente.

A razão principal para esta disparidade é que as unidades de saúde nem sempre dispõem dos componentes básicos para a testagem e porque muitos dos casos são assintomáticos, embora estes portadores do vibrião colérico, agente responsável pela doença a continuem a transmitir na comunidade em que estão inseridos.

Água e alimentos infectados e mal higienizados são a principal causa na transmissão comunitária da cólera.

A vacina e a higiene são os métodos mais eficazes para combater a propagação desta doença, considerada globalmente como uma infecção do 3º mundo.

Contactos de Apoio: 111, 931061381, 923695482 e 934271674