Angola pode, nos próximos tempos, enfrentar rupturas no stock de produtos terapêuticos usados para o tratamento da desnutrição em crianças. A informação foi prestada ao Novo Jornal por um alto quadro do Ministério da Saúde (MINSA), segundo o qual, de momento, alguns centros no País estão a ficar sem suplementos nutricionais necessários para combater a doença. De acordo com a fonte, já há províncias, como o Kwanza-Sul, com ruptura total há mais de dois meses.

"Temos uma grande dificuldade. Neste momento, os níveis de stock são muito baixos", reforça, ao alertar que, para além do Kwanza-Sul, a situação é preocupante nas províncias do Bié e Huambo.

Conforme a fonte, o quadro actual impõe uma rápida inventariação do stock na rede sanitária, uma vez que algumas unidades de saúde que tratam crianças com desnutrição já lançaram "um grito de socorro".

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/