A UAN tem disponíveis para a segunda chamada 2.349 vagas para todas as suas unidades orgânicas. Deste número, os cursos de Gestão do Turismo, Psicologia e Educação Física e Desporto são os que têm maior número de lugares disponíveis.
Entretanto, as inscrições para a segunda chamada dos exames de acesso 2022, que teve início esta segunda-feira, irá até às 15:00 de amanhã, dia 13 de Setembro, no portal examedeacesso.uan.co.ao.
Segundo a UAN, poderão efectuar a inscrição todos os candidatos que não tenham sido admitidos na primeira chamada, os que, tendo feito a inscrição, não tenham efectuado o exame, e aqueles que não tenham feito inscrição.
Na passada sexta-feira, como avançou o Novo Jornal, muitos dos candidatos à Universidade Agostinho Neto mostraram-se insatisfeitos com os resultados obtidos nos exames de admissão e consideraram que as máquinas de correcção automática das provas não estavam em condições.
Devido ao elevado número de protestos, a direcção da UAN decidiu alargar até sexta-feira, 9, o período de reclamações, que apenas estava previsto para esta quinta-feira.
Ao Novo Jornal, o coordenador da subcomissão dos exames de acesso da UAN, Lopes Baptista, disse que as reclamações são legítimas e defendeu que não houve falha no sistema de correcção das provas.
"A correcção é automática e levamos 7 segundos para corrigir uma prova. O candidato tem uma folha de resposta, caso não preencha correctamente a folha de resposta no momento da leitura pode-se dar o caso de a máquina não fazer a leitura daquela questão, por o processo ser automático", explicou.
Por sua vez, os candidatos descreveram que tiveram um bom desempenho na fase dos exames de acesso, mas que se surpreenderam com as notas negativas que o sistema automático de correcção terá atribuído na análise às provas em formato "americano", de escolha de resposta múltipla.
Matias dos Santos, Venâncio Manuel Adão, dois candidatos à UAN, contaram que a máquina de correcção automática da prova lhes teria atribuído 2 e 3 valores, mas que após terem feito as reclamações o resultado foi de 16 valores para ambos.
Entretanto, o Novo Jornal soube que centenas de candidatos encheram na quinta-feira,8, o Campus Universitário da UAN para reclamar. A Polícia Nacional foi inclusive chamada para repôr a ordem.