Enquanto a imagem pública de José Eduardo dos Santos se construiu paredes-meias com a História de Angola, a sua imagem privada permaneceu resguardada dos holofotes, num sigilo que reforçou, aos olhos de muitos, a personalidade "enigmática" do Presidente da República.
Mas para os filhos do Chefe de Estado, os predicados de José Eduardo dos Santos saltam à vista.
"É uma pessoa muito paciente, extremamente calma, com uma grande capacidade de ouvir. É uma pessoa que se preocupa muito com os outros, e sobretudo é uma pessoa muito, muito simples".
O retrato traça-se a partir da descrição da primogénita Isabel dos Santos, partilhada por ocasião do 70.º aniversário do pai.
Desafiada pelo apresentador Pedro Nzagi - que na altura conduzia o programa da "Hora Quente" - a levantar a ponta do véu sobre José Eduardo dos Santos, a empresária destacou as características que mais sobressaem na intimidade.
"Ele é uma pessoa extremamente carinhosa, tem muito afecto pelos netos. Passa todo o tempo que tiver livre com eles a brincar à bola, a ensinar a ler, enfim...é realmente um avô excepcional", sublinhou a filha mais velha do Presidente da República.
Já o irmão José Filomeno dos Santos "Zenu" salientou, em declarações à TV Zimbo, o perfil "atento, reservado, mas atencioso" do pai.
"Às vezes até dá à impressão que conhece os nossos problemas mesmo sem nós falarmos. Diria que é um indivíduo sui generis, uma pessoa rara, de poucas palavras", assinalou o herdeiro do Chefe de Estado, acrescentando que "mesmo sem falar muito", José Eduardo dos Santos "é uma pessoa muito sentimental e muito dedicada aos outros".
Por outro lado, "como gosta de cultura está sempre atento àquilo que se passa", acrescentou a filha Welwitschia José dos Santos, "Tchizé", que chamou a atenção para a incessante curiosidade do progenitor.
"Às vezes surpreende-me porque, quando há oportunidade, quando está à frente da televisão, por volta das 18h30, está a ver programas virados para a juventude", contou a deputada, tal como o irmão "Zenu", apanhado entre confidências à Zimbo.
Segundo Tchizé, José Eduardo dos Santos "é uma pessoa que continua a acompanhar as tendências actuais e que gosta não só daquilo que faz parte da sua geração", mas, "por incrível que pareça, gosta até daqueles cantores mais alternativos".
"Ele toca guitarra muito bem"
O ouvido para a música do líder do MPLA estende-se para além da mera observação, apontou Isabel dos Santos no "Hora Quente": "Ele toca guitarra muito bem".
A par das sonoridades, a filha mais velha do Presidente da República salientou o seus interesses literários.
"Lê muito livros de História, Política, Economia. É um autodidacta, uma pessoa que lê de tudo, que tem uma curiosidade enorme sobre diversas matérias".
Isabel dos Santos destacou ainda a veia paterna para o desporto - "Joga muito futebol, faz ginásio, tem uma actividade física intensa" -, publicamente reconhecida pelo clube português Futebol Clube do Porto, que em 2004 galardoou Presidente da República com o troféu "Dragão de Ouro", que distingue figuras e instituições que se notabilizam na promoção e incentivo da prática desportiva.
Mais do que exaltar a preparação física do Chefe de Estado, a primogénita gabou a sua jovialidade. "É uma pessoa muito jovem, mas não só fisicamente. É uma pessoa muito jovem de espírito, tem uma mente muito aberta, muito flexível".
Para além de Isabel, Zenu e Tchizé, José Eduardo dos Santos é pai de José Eduardo Paulino dos Santos, "Coréon Dú", José Avelino Gourgel dos Santos, Eduane Danilo Lemos dos Santos, Joseana Lemos dos Santos, Eduardo Breno Lemos dos Santos e Houston Lulendo Lemos dos Santos.
A prole resulta de relações com Tatiana Kukanova, Filomena de Sousa, Maria Luísa Perdigão Abrantes, Maria Bernarda Gourgel e Ana Paula dos Santos, actual primeira-dama.