A medida está inserida no âmbito do programa de reformas do mercado cambial e a sessão está aberta à participação de todos os bancos comerciais, nas mesmas condições aplicáveis aos actuais leilões de moeda estrangeira.

"Com a introdução de leilões a prazo, o Banco Central procura conferir maior previsibilidade ao mercado cambial e contribuir para a evolução informada da taxa de câmbio", é explicado na página oficial do Banco Nacional de Angola na internet.

Esta iniciativa visa instituir a prática de formação e utilização de taxas de câmbio futuras e estabelecer um mercado de futuros cambiais no sistema financeiro angolano.

Segundo o BNA, em consequência desta prática, os bancos comerciais terão melhores condições de negociar vendas a prazo aos seus clientes, transmitindo desta forma maior segurança ao mercado no que diz respeito à disponibilidade de moeda estrangeira bem como à taxa de câmbio aplicável, servindo assim para mitigar o risco cambial nas transacções cambiais, em particular nas operações de comércio externo.