O BNA anuncia no seu site institucional que vai colocar no mercado primário, para os meses de Novembro e Dezembro, 500 milhões de dólares em cada um dos meses, quando, no ano passado, colocou à disposição dos bancos comerciais 850 milhões de dólares em Novembro e 1,2 mil milhões em Dezembro.

Estas vendas serão realizadas através de leilões diários, "podendo o Banco Central efectuar ajustes em função da dinâmica do quadro actual da economia nacional e das condições de mercado".

Através destes leilões, que determinam uma taxa de câmbio flutuante na banda estreita definida pelo BNA, a moeda nacional tem vindo a desvalorizar directamente, ou depreciar, na linguagem técnica do Banco Central, mais de 50% e cerca de 100% sobre o dólar e o euro, desde que foi activado este método em Janeiro de 2019.

No leilão de sexta-feira, 01 de Novembro, o kwanza sofreu uma ligeiríssima apreciação em relação à sessão do dia anterior, de 559,6 para 559,4 kwanzas por cada euro.

No câmbio paralelo, o euro vale actualmente cerca de 720 kwanzas enquanto o dólar está a ser vendido em torno dos 680 Akz.