A publicação do relatório de atrasados é uma imposição do FMI no âmbito do Programa de Financiamento Ampliado (EFF, na sigla em inglês), que fixou o apoio a Angola em 3,7 mil milhões de dólares norte-americanos.

De acordo com o secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Osvaldo João, em declarações à Angop, os modelos de relatórios dos atrasados "estão a ser preparados" e passarão a ser divulgados a partir do próximo mês.

Afirmando que o MINFIN já publica, trimestralmente, no seu site oficial, o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), incluindo a Conta Geral do Estado, depois de discutidos e aprovados pela Assembleia Nacional (outra imposição do Fundo Monetário Internacional), o secretário de Estado garantiu que o seu ministério "vai empreender mais esforços para aumentar a informação e divulgação da execução do OGE".

O Programa de Financiamento Alargado (EFF) é um mecanismo de apoio do FMI aos países membros, criado em 1974, para ajudá-los a solucionar problemas de longo prazo relacionados com baixo crescimento económico e défice na Balança de Pagamentos, decorrentes de profundas distorções que exijam reformas económicas profundas.

De lembrar que o Fundo anunciou, em Outibro, no âmbito do seu relatório anual sobre as Perspectivas Económicas Mundiais, que Angola vai observar uma recessão de 0,3% este ano, o quarto ano consecutivo com a economia nacional a registar comportamentos negativos.