Esta cifra de 12 milhões avançada por Zwelini Lawrence Mkhize resulta de um modelo matemático utilizado pelas autoridades sanitárias sul-africanas de forma a poderem antecipar o avanço da pandemia no país.

Recorde-se que foi igualmente com base em modelos estatísticos que só na província de Gauteng, onde estão as cidades de Pretória e Joanesburgo, foram escavadas 1,5 milhões de sepulturas para precaver um número de casos muito superior ao que efectiva e oficialmente veio , por ora, registar-se.

Mas, com esta admissão de que a realidade actual, em todo o país, seja largamente superior aos 651 mil casos, o ministro da Saúde admite que seja necessário reanalisar a situação na África do Sul porque se estes números, que abarcam os casos conhecidos e os por identificar até ao momento, estiverem certos, cerca de 20% da população total da África do Sul estará contaminada com o novo coronavírus, disse ainda Zwelini Mkhize, citado pelo site TimesLive.

Esta informação foi divulgada na segunda-feira à noite no âmbito de um estudo sobre seroprevalência, reacção a anticorpos no global da população, na África do Sul.

No mesmo momento foi avançada ainda a informação de que o número de casos neste país tem estado a decrescer desde 22 de Agosto, com cerca de 3.000 casos em média por dia actualmente, contra uma média de 10 mil a 15 mil no mês de Julho, disse ainda o ministro da Saúde.

Actualmente a África do Sul, com 57,7 milhões de habitantes, é o país com o registo de casos mais dilatado no continente africano, tem registados oficialmente 651 mil casos, 15.500 mortes e pouco mais de 579 mil recuperados.