Dag-Inge Ulstein, em declarações aos jornalistas, citado pela agências e jornais internacionais, disse que o seu Governo está preocupado com a forma severa como esta pandemia vai afectar os países em desenvolvimento com sistemas de saúde frágeis e sem as condições adequadas para lidar com este tipo de ameaças.

"A solidariedade internacional é hoje mais importante que nunca e é por isso que sentimos ser o momento para contribuir para a criação deste fundo nas Nações Unidas", disse ainda o ministro norueguês, acrescentando que este mecanismo será similar ao que foi criado em 2014 para lidar com a amaça do Ébola.

A iniciativa norueguesa surge depois de o Secretário-Geral da ONU, o português António Guterres, ter afirmado que milhões de vidas estão em risco e dependem de uma atitude rápida e eficaz da comunidade internacional.

Guterres destacou com um forte sublinhado aqueles que vivem nos países mais pobres do mundo, tal como a OMS já o tinha feito, apontando África como um exemplo da urgência dessa ajuda para lidar com a ameaça do novo coronavírus.

5 milhões do BFA

Entretanto, em Angola, o BFA anunciou um apoio de 5 milhões de dólares ao Governo para aquisição de material hospitalar.

Este apoio destina-se à aquisição de testes de diagnóstico, ventiladores, termómetros electrónicos e, entre outros equipamentos essenciais, os de protecção individual para o pessoal médico.